Paraná – O Serviço de Operações Aéreas da Secretaria de Saúde do Paraná (UAP SESA/SAMU PR), base Maringá, foi acionado para resgatar um caminhoneiro de 43 anos, vítima de grave acidente registrado nesta segunda-feira (16), na rodovia BR-487, entre as cidades de Iretama e Campo Mourão.
Além do aeromédico e unidades terrestres do SAMU, o acidente mobilizou grande aparato do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista ficou preso às ferragens por mais de uma hora e sofreu gravíssimas lesões. Enquanto os bombeiros realizavam a retirada da vítima, as equipes de saúde do SAMU prestaram o atendimento.
A vítima recebeu transfusão de sangue no local devido a hemorragia severa. Após ter sido estabilizada foi encaminhada pelo helicóptero do SAMU até o Hospital Universitário Regional de Maringá, com risco de morte.
Sangue a bordo
A operação foi implantada, inicialmente, em Maringá e já foram realizadas seis transfusões em cena. A ideia é buscar indicadores nos primeiros seis meses, para então levar a tecnologia a outras bases no estado do Paraná, podendo servir como exemplo para todo o país.
As bolsas de sangue são transportadas pelos helicópteros do SAMU dentro de uma caixa capaz de manter o sangue em temperatura ideal, monitorada rigorosamente por um sistema de controle via aplicativo e GPS.
Ambulâncias do SAMU de Bragança Paulista (SP) e o serviço aeromédico do SAMU/GRAU (SC) também utilizam essa tecnologia.