Santa Catarina – Com o slogan “Voando para Salvar“, na tarde do próximo domingo (07) será realizado um simulado de acidente de trânsito na Avenida Centenário, próximo ao Parque das Nações, em Criciúma. O acidente envolverá uma van, um carro e uma motocicleta e terá 14 vítimas, sendo duas delas em estado grave.
Nesse simulado o helicóptero da Polícia Civil (SAER) será utilizado para transportar as vítimas mais graves. Uma criança será transportada ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina e um um adulto irá para o Hospital São José, ambos em Criciúma.
Além disso, serão utilizadas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Corpo de Bombeiros (193). Simularão o socorro, a triagem e o transporte das vítimas, em situações e diagnósticos diversos. As vítimas serão transportadas aos hospitais da cidade.
“A ação simulada está sendo organizada pela comissão criada para viabilizar a implantação do Serviço Aeromédico em Criciúma, e que vai atender toda a região e garantir um tempo resposta melhor e mais eficiente”, disse o Delegado Gilberto Mondini, do SAER da Polícia Civil.
Segundo o vereador Tita Belloli o objetivo da simulação é mostrar a importância do serviço. “Estamos convidando a população para ir ao parque das Nações acompanhar. Para ver de perto quanto esse serviço é importante. Estamos muito próximos de viabilizar a contratação dos profissionais médicos para ativar o serviço. O serviço atenderá cerca de 1 milhão de pessoas, em 50 municípios, entre Passo de Torres e Imbituba”, comentou.
Fazem parte da comissão de implantação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL), representantes da Câmara de Vereadores de Criciúma, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Unesc, Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Defesa Civil de Criciúma, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entre outras entidades.