Santa Catarina – Na manhã de segunda-feira (25), equipe do helicóptero Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) foi acionada para resgate de um homem no Pico do Bradador, em Garuva. O local é de difícil acesso e está situado a 1.500 metros acima do nível do mar.
No domingo (24), um grupo de 06 pessoas de Curitiba caminhava em uma trilha que dá acesso ao pico e pretendiam retornar no mesmo dia. A vítima, de 26 anos, ao chegar no pico, apresentou dor excessiva no quadril, impedindo-o de regressar. O restante do grupo desceu a trilha durante a noite para buscar ajuda. A vítima permaneceu no local durante toda a noite, com abrigo improvisado, aguardando o resgate.
O Arcanjo 03 sobrevoou o local e localizou a vítima. No momento do resgate havia fortes rajadas de vento. Foi efetuado pouso no topo do Pico do Bradador e a vítima foi conduzida pelo helicóptero Arcanjo 03 até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Garuva, onde foi atendido pela equipe médica. Apresentava apenas leve hipotermia, e após o atendimento, foi liberado no local.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de SC recomendou que trilhas de alto grau de dificuldade sejam realizadas apenas por pessoas preparadas fisicamente, e sempre acompanhadas por um guia experiente. Devem levar água, alimentos, roupas para frio e chuva, além de abrigos para pernoite, mesmo que não haja a intenção de acampar no local.