Washington DC – O grupo de estudos da USHST (US Helicopter Safety Team) completou uma abrangente análise da causas de acidentes fatais envolvendo helicópteros e desenvolveu 22 melhorias de segurança mensuráveis visando reduzir tais fatalidades.
As 22 recomendações de segurança podem ser agrupados em quatro categorias:
- IMC e visibilidade (quatro recomendações)
- Perda de Controle em Voo (cinco recomendações)
- Gerenciamento de segurança (sete recomendações, sendo três ainda em desenvolvimento)
- Competência (seis recomendações, sendo uma ainda em desenvolvimento)
No âmbito do Gerenciamento de Segurança, o USHST trabalhará para implementar estas quatro melhorias segurança (estando mais três em desenvolvimento). Abrangem ações pré-voo, iniciativas pró-ativas e benefícios de novas tecnologias.
Gerenciamento de Segurança
▪ A caminhada final (Final Walk Around)
Ação: Desenvolver diretrizes e práticas recomendadas para a inspeção pré-voo e pós-voo do helicóptero e promover de práticas recomendadas para a comunidade de instrutores e pilotos.
▪ Avaliação do risco pré-voo para instrução básica
Ação: Fornecer práticas recomendadas aos instrutores para a avaliação do risco pré-voo para voos de instrução básica.
▪ Monitoramento de dados de voo
Ação: Promover a instalação e uso de dispositivos de gravação de dados (por exemplo, HFDM, câmera de gravação, etc) para fins de:
- detecção e monitoramento das limitações de aeronave e motor que foram excedidas,
- recolher e preservar dados relevantes para a investigação de acidentes,
- detecção e correção de não cumprimento de procedimentos operacionais padronizados.
▪ Dispositivos de proteção para Full Authority Idle
Ação: Incentivar o desenvolvimento e instalação de dispositivos para proteção de Full Authority Idle, como forma de evitar a perda involuntária da potência do motor.
De 2016 a 2019, o USHST vem concentrando uma maior atenção na redução de acidentes fatais com helicópteros nos EUA. A parceria indústria-governo tem por objetivo a redução até 2019 para 0,61 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.
A meta da taxa de acidentes fatais para 2017 é de 0,69 ou inferior. Os primeiros indicadores para os primeiros seis meses de 2016 mostraram uma taxa real de 0,58 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.