Minas Gerais – A utilização da tecnologia em saúde traz diversos recursos, possibilidades e benefícios para o dia a dia das instituições e dos pacientes. A Unimed Aeromédica desenvolveu com a Makem uma solução tecnológica inédita no transporte aeromédico no Brasil, o Prontuário Digital Open, que promete mais eficiência no atendimento médico e mais segurança e agilidade na gestão das informações.
Trata-se do prontuário digital de bordo, que por meio de papel e caneta especiais é capaz de reconhecer os dados escritos manualmente no prontuário e realizar a conversão do conteúdo para a plataforma digital, permitindo acesso dos profissionais de saúde por meio da internet, de forma rápida e integral. Desde que foi lançada, a iniciativa já foi utilizada em 515 missões.
Normalmente, os prontuários dos pacientes, durante as remoções, são preenchidos manualmente e tem os dados posteriormente transferidos para as planilhas nos computadores.
“Essa nova tecnologia nos proporciona um tempo precioso, permitindo que a situação do paciente seja de conhecimento de todos os atores do processo quase que em tempo real. E as informações ainda podem ser atualizadas e corrigidas”, explica Flávio Lopes, gestor médico da Unimed Aeromédica. Ele conta que a caneta tem uma capacidade de acerto próxima a 100% para letra de fôrma e de 80% a 90% para letra cursiva.
Lopes informa que em 2017 foi iniciado o projeto piloto e as equipes da Unimed Aeromédica, que é uma empresa da Unimed Federação Minas, testaram o prontuário digital de bordo em cem missões. “Depois que os profissionais aprovaram a ferramenta, passamos a adotá-la de forma definitiva e abolimos o prontuário de papel comum. Hoje, cada enfermeiro e médico é responsável pelas informações de seu prontuário digital”, diz.
A solução desenvolvida
Essa solução utiliza uma caneta digital fabricada pela empresa sueca Anoto e um software desenvolvido no Brasil pela empresa Makem. Essa caneta faz o reconhecimento inteligente de caracteres (ICR), que permite que fontes e estilos diferentes de manuscritos sejam aprendidos por um computador durante o processamento.
Segundo Ronicarlos Pereira, Engenheiro de Desenvolvimento da Makem, “desenvolvemos soluções customizáveis às necessidades do cliente. A caneta digital pode ser comprada ou alugada e o software é um serviço (SaaS) que oferecemos.”
“Você consegue integrar a caneta digital com smartphone e tablet e potencializar o uso do equipamento, como leitura de QRCode, biometria, foto, GPS, vídeo e reconhecimento facial”, complementou.
Além disso, por ser uma solução de inteligência artificial, se uma pessoa utilizar a caneta sem autorização, pode ser identificada a inconsistência através de auditoria, pois ela não lê apenas caracteres e traços, mas também velocidade e pressão.
Obedecendo a legislação
A tecnologia da Unimed Aeromédica vem ao encontro da nova legislação de guarda de prontuários, já que facilita o processo de armazenagem. “Hoje, os prontuários dos pacientes devem ser guardados por 15 anos. Em caso de crianças, são 15 anos após atingirem a maioridade. Por isso, o volume de papel é muito grande. Com o prontuário digital, o armazenamento acontece em ambiente nuvem com informações criptografadas”, esclarece Flávio Lopes.
A caneta digital, que tem funcionamento de 18 horas (se devidamente carregada), possui um GPS embarcado, o que garante, ainda mais, a segurança do processo. Em caso de furto ou adulteração, por exemplo, o equipamento é capaz de fornecer dados como a data da inserção da informação e a localização geográfica.
Eficiência em primeiro lugar
Com 23 anos de atuação na prestação de serviços de transporte aeromédico, a Unimed Aeromédica é uma empresa da Unimed Federação Minas que busca na tecnologia o auxílio para se manter à frente do mercado. “Somos uma instituição com o DNA inovador. Surgimos há mais de duas décadas em um mercado completamente desconhecido para a época e ajudamos a criar uma realidade que hoje beneficia milhares de pessoas em todo o país”, afirma o assessor da Unimed Aeromédica, Délio Pereira dos Santos.
A empresa é referência em transporte aeromédico de urgência no Brasil e expandiu seu atendimento a clientes que não estejam ligados ao Sistema Unimed, com a possibilidade de contratação de voos particulares, plano anual de remoção aeromédica e atendimento a auto-gestões. Atualmente a instituição conta com mais de 3,5 milhões de clientes, mais de 21.200 transportes realizados e mais de 93% de clientes satisfeitos.