No dia 20 de maio de 2011 o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da PMAM (GRAer) apoiou o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) no monitoramento da área de proteção ambiental conhecida como Bacia do Tarumã.
A referida área vem sendo alvo de brigas entre os órgãos de defesa ambiental, que objetivam a preservação da área, e os grileiros e posseiros que tentam conseguir a posse da mesma.
A área da Bacia do Tarumã foi novamente invadida e degradada, para isso foi realizado um levantamento fotográfico georeferenciado, para instruir o devido processo de reintegração de posse e a futura retirada dos invasores.
Durante o serviço de colhimento de provas e fiscalização ambiental os invasores tentaram intimidar os servidores da SEMMA e entraram em confronto com os Policiais Militares Ambientais que solicitaram apoio de mais policiamento para o local.
Apoio a Defesa Civil no monitoramento da cheia dos rios da Amazônia
Foi realizado o traslado de servidores da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SESDEC) ao município de Itacoatiara, 90 milhas náuticas de Manaus, a fim de se verificar in loco a situação do regime fluvial dos rios que banham a região.
Com as variações climáticas que vem ocorrendo nos dias atuais o regime fluvial dos rios amazônicos vem se alterando, no ano passado a cheia do Rio Negro superou a marca histórica de 1953, quando o rio atingiu a marca de 29 (vinte e nove) metros. Esse ano os estudiosos já avisaram que a cheia está muito veloz, as águas estão subindo muito rápido, a probabilidade de superar o recorde do ano passado é muito grande.
Traslado de criança picada por animal peçonhento
Esta semana o GRAer realizou o traslado de uma criança ribeirinha para Manaus. Pelo rádio, fomos informados que um ribeirinho que reside na Comunidade Sítio São José, à margem direita do Rio Negro, após a praia do Tupé e próximo do Lago do Tatu teria sido picado por um animal peçonhento desconhecido.
Monitoramento de área de invasão e degradação ambiental em apoio ao Policiamento Ambiental
Após procurarmos pontos de referência para localizar a citada comunidade e nos cercar de informações para chegarmos ao referido lugar, decolamos para o cumprimento da missão.
Ao chegarmos à comunidade ficamos sabendo que se tratava de um pequeno ribeirinho que apresentava um quadro de vômitos, febre alta, calafrios, náuseas e dores pelo corpo. Que possivelmente foi picado por algum animal e ficou doente.
Apesar do nervosismo dos pais e demais adultos da comunidade colhemos as informações necessárias e decidimos que o transporte deveria ser realizado. Durante o voo de volta fizemos contato com o SAMU e pedimos apoio já que o Hospital de Doenças Tropicais de Manaus não oferece uma área boa para pouso e decolagem, decidimos então pousar no campo da Vila Olímpica de Manaus por ser uma área livre e próxima ao referido hospital.
Na Vila Olímpica o garoto foi recebido pelos profissionais de saúde do SAMU e foi conduzido ao hospital. Recebemos a informação de que o menor se encontra bem.
Veja as fotos das operações:
Fonte: GRAer/AM