Notaer e G1
Espirito Santo – Um turista de 44 anos foi resgatado pelo helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER) da Casa Militar, neste domingo (14), no Pico da Bandeira, na região do Caparaó do Espírito Santo. Ele tentava chegar ao terceiro ponto mais alto do país, a 2.892m de altura, quando apresentou hipotermia. Temperaturas abaixo de zero têm sido registradas na região.
Segundo o chefe do Parque Nacional do Caparaó, Cristhophe Balmant, o homem e a esposa dele integravam um grupo de turistas que fazia trilha no local. Um brigadista do parque realizou os primeiros socorros ao turista. O grupo que o acompanhava acionou o resgate, mas os militares não conseguiam chegar até o local – íngreme e de difícil acesso. O NOTAER fez o resgate com uma maca no ponto onde ele estava e o transportou na aeronave.
“O resgate foi complicado, mas graças a Deus ele ficou bem. Cerca de uma hora e meia depois do atendimento ele já estava melhor”, contou Cristhophe Balmant. O major Cristian Moreira, porta-voz do NOTAER, disse que o homem estava inconsciente quando foi resgatado para atendimento médico em Alto Caparaó.
O pouso do helicóptero foi feito próximo ao Pronto Atendimento de Alto Caparaó, onde o turista passou por novos cuidados. Ele recebeu alta horas depois de dar entrada na unidade.