Rio de Janeiro – Na tarde de sexta-feira (05), operadores aerotáticos do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio de Janeiro receberam treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV). Os exercícios foram ministrados pela equipe aeromédica da Unidade.
Com o objetivo de atualizar conhecimentos e manter os policiais preparados para o socorro, no treinamento foram ministradas várias técnicas com exercícios práticos. Recentemente o GAM atuou no socorro de um policial militar ferido no Moro do Dezoito e por isso os policiais são treinados rotineiramente.
O tripulantes realizaram durante a tarde, manobra de Heimlich (OVACE), técnica de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho em recém-nascido até 28 dias, bebês, crianças e adultos.
Outro exercício foi o controle de hemorragia, visando dar um atendimento direto ao policial vítima de perfurações por arma de fogo no interior da aeronave, evitando assim o choque hipovolêmico.
Foram passadas técnicas de instalação de torniquete (TC3), usado para conter a circulação sanguínea em um membro que sofreu uma lesão grave. Outros exercícios também foram realizados pelos policiais durante o treinamento, como o auxílio direto a parturiente; noções de como se portar com uma pessoa em crise convulsiva e reanimação cardio pulmonar (RCP) em um paciente em parada cardiorrespiratória (PCR).