Santa Catarina – O tripulante operacional multimissão (operador aerotático) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Santa Catarina, Jonathan Hoepers, lançou o livro Resgate em Águas Rápidas e Desastres Naturais.
Segundo o autor, a obra foi desenvolvida para profissionais que se doam para que outros possam viver. Jonathan trabalha na 2ª Cia do BAPM, em Joinville, é Cabo da PM e possui graduação em educação física e pós-graduação em biomecânica e fisiologia aplicada ao exercício físico. Também atua como bombeiro voluntário em Guaramirim e é instrutor de salvamento aquático.
O autor desenvolveu tema inovador para o segmento de salvamento aquático, que é aquele realizado em água doce, em especial em rios de águas rápidas, ou então aqueles locais que estejam expostos a desastres naturais, como inundações, alagamentos e enxurradas. O livro aborda três módulos: fundamentos, conceitos e aplicação.
“O objetivo do livro é oferecer conhecimentos necessários para realizar o resgate neste meio, aplicando técnicas simples e de forma segura, mitigando os riscos inerentes ao ambiente”, disse Jonathan.