Portugal – Na manhã de quinta-feira (16), um tripulante do navio mercante “NYSTED MAERSK” de bandeira dinamarquesa que se encontrava a 130 milhas a norte da Ilha da Madeira, foi resgatado por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
A Marinha de Portugal, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), Força Aérea Portuguesa (FAP) e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou a operação de resgate aeromédico de um tripulante de 54 anos de idade e de nacionalidade dinamarquesa.
O alerta foi recebido no MRSC Funchal às 11h06 da manhã que desencadeou os procedimentos visando a resgate aeromédico junto do INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar). Para proceder ao resgate foi acionado o helicóptero EH-101 do Destacamento Aéreo da Madeira da Força Aérea de Porto Santo.
O paciente foi desembarcado no aeroporto da Madeira, onde era aguardado por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz que realizaram o transporte ao Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal.