O diretor americano Bobby Cohen que já trabalhou com Wood Allen e vive em São Paulo fez um filme dedicado ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo. O filme teve sua estréia no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo com coquetel gratuito para 200 pessoas no dia 9 de março e depois no Espaço Itau de Cinema da Frei Caneca no dia 26 de março.
O filme mostra a face sensitiva e emocional de todos os envolvidos. Este filme custou cerca de 100 mil reais e não houve patrocínio algum. Após sua elaboração o documentário foi doado ao Corpo de Bombeiros de São Paulo como presente no seu aniversário de 132 anos.
O filme levou 5 anos para ser produzido em película 16mm e faz uma homenagem a todos os homens do fogo e sua dedicação. Neste filme há uma participação especial do Águia da Polícia Militar de São Paulo.
Dessa produção foram feitos dois filmes, um curta chamado: “Um Sonho” e o um documentário chamado: “Tributo aos homens do fogo“, com duração de 40 min.
Como assistir
Em virtude do filme ter sido lançado em março de 2012 em duas salas e estar concorrendo em alguns festivais, após esse período serão comercializados DVDs. Os interessados podem escrever para [email protected] e seguir no Facebook para novas exibições.
Fato histórico
A 10 de março de 1880 começaram oficialmente os trabalhos de extinção de incêndio na Capital do Estado de São Paulo, com a criação da Seção de Bombeiros composta de 20 homens. Hoje, o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, com seus 132 anos, possui cerca de 10 mil homens e mulheres, marcado pelo espírito de sacrifício, coragem, exemplos dignos de dedicação e profissionalismo que coroam a história desta Centenária Organização.
Confira o teaser do documentário:
Por Thea Gratia Plena, I-Reels Brasil – [email protected]