Minas Gerais – O uso do avião Grand Caravan (C208B) pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) possibilita o transporte por longas distâncias no Estado de Minas Gerais e salva vidas.
Dia 20 de março de 2019 iniciou-se às 06h30 mais um dia de serviço no BOA. Pilotos, tripulantes, médicos e enfermeiros, logo pela manhã, receberam um chamado e realizaram a triagem, visando um emprego racional e oportuno do recurso aéreo.
Tratava-se de um recém-nascido de 42 dias de vida que possuía uma grave cardiopatia e precisava de cirurgia. Após a triagem médica e a verificação das condições de voo, a tripulação do Arcanjo 07 (codinome do avião) deu início aos preparativos da operação: plano de voo, abastecimento, montagem da incubadora, preparo dos materiais e insumos médicos, além de um briefing com os envolvidos na operação.
Essa ocorrência iniciou às 9h15 em Belo Horizonte/MG e teve como destino o município de Janaúba/MG e foi finalizada às 17h00, quando o recém-nascido foi entregue aos cuidados do Hospital Biocor, na capital mineira.
O emprego do avião pelo BOA maximiza o transporte em longas distâncias e auxilia sobremaneira no salvamento de vidas, pois dependendo da gravidade de alguns casos, o transporte terrestre desestabilizaria a maioria dos pacientes, diz Marco Aurélio Lobão Mendes, médico do SAMU do município de Divinópolis.
Além dos militares do BOA, médicos e enfermeiros do SAMU Belo Horizonte tripulam as aeronaves dos bombeiros e, desde dezembro de 2018, o BOA, em convênio com o SAMU, vem recebendo médicos e enfermeiros de Divinópolis, Varginha e Montes Claros.
Dessa forma, os transportes de avião contam com equipes específicas e com treinamento no serviço de transporte aeromédico, que possui diversas peculiaridades relativas as condições fisiológicas dos paciente em altas altitudes, atém de aspectos relacionados a segurança de voo.
O avião que vem sendo utilizado pelo BOA é alugado e foi viabilizado através de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). No entanto, ainda no ano de 2019, há previsão da chegada de mais dois aviões Grand Caravan (C 208B) que foram adquiridos no ano de 2018 em um processo licitatório.