O transporte aéreo de pacientes que necessitam de transferência intra-hospitalar, hoje feito por meio das secretarias estaduais de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP), em parceria com o Centro Tático Aéreo (CTA), no Maranhão; acaba de ganhar um profissional de peso.
Trata-se do médico, Luiz Alfredo Malheiros Simões Filho. Hoje com 32 anos, nascido em São Luís, casado e pai de uma filha; se formou em Odontologia antes da Medicina, já mestre em implantodontia.
Na Medicina, em um curto tempo, já é pós-graduado em Ultrassonografia; realizou todos os cursos de suporte avançado de vida. Também realizou todos os cursos voltados ao manejo dos pacientes pelo suporte aéreo, tanto para o transporte, como para resgate em ambientes hostis de adultos ou crianças.
Essa graduação foi realizada no Instituto de Ensino e Saúde de São Paulo (IESSP), entre 2015 e o início deste ano. Além de atuar no Samu, como médico regulador e intervencionista e aeromédico pelo Estado, Luiz Alfredo atende ainda no município de São Mateus, como médico da família.
É ainda médico da Vale e clínicas de ultrassom. Em sua trajetória profissional constam ainda atuação nas UPA’s, Hospital Guarás (como chefe de plantão), Centro Médico (na UTI) e clínicas ultrassonográficas diversas (como Precision, entre outras). Em maio deste ano, passou a integrar o staff do transporte aeromédico do Estado, graças à parceria das Secretarias estaduais de Saúde (SES) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do CTA (Centro Tático Aéreo), para transporte intermunicipal de pacientes.
O transporte vem beneficiando inúmeros pacientes que necessitam de um tratamento mais especializado em cada área específica, sendo muito bem elogiado pela mídia de Imperatriz. Um exemplo, foi o transporte a uma paciente com um problema grave cerebral, transferida do hospital municipal daquela cidade para o Hospital Presidente Dutra.
Um dos principais benefícios para a saúde pública com essa parceria, além do cuidado com o paciente; é que vai otimizar gastos, tendo em vista que o Estado não precisará mais alugar táxi aéreo para transportar pacientes que necessitam de resgate aeromédico. Luiz Alfredo vai concluir no início do próximo ano sua especialização em UTI, além de intensificar os estudos para prestar prova de residência em Neurocirurgia.
Fonte: Blog do Ned.