Paraná – As operações aeromédicas do Consórcio Intermunicipal do Samu Oeste do Paraná (CONSAMU) comemoram 4 anos na segunda-feira (22), na Base Cascavel.
Voando desde 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência é fruto de parceria entre o Governo Estadual e o CONSAMU, agilizando o atendimento às vítimas, que são transferidas rapidamente para os hospitais especializados.
O aeromédico tem área de atuação nas regiões Oeste, Sudoeste, Fronteira e Central do Estado do Paraná. Foram 1.425 atendimentos e mais de 2.500 horas de voo, salvando vidas no Paraná. Seu desempenho alcançou reconhecimento nacional pelos resultados alcançados.
O serviço realiza operações diurnas nas regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Pato Branco e Francisco Beltrão, totalizando 171 municípios.
Inúmeros politraumatizados graves, vítimas de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, recém-nascidos prematuros foram transportados com segurança e eficiência pelas equipes do CONSAMU.
O médico Rodrigo Nicácio Santa Cruz é o Diretor Técnico do SAMU Regional do Oeste do Paraná e, desde o início, está à frente da coordenação do serviço em Cascavel. “O população do Oeste do Paraná reconhece a qualidade do atendimento prestado pelos colaboradores envolvidos, que são o nosso maior diferencial no dia a dia, com comprometimento técnico-humanizado. Muitas vidas já foram salvas graças ao transporte Aeromédico do Consamu/Paraná Urgência”, disse o médico.
Além de Cascavel, o Governo conta com outros três helicópteros baseados em Maringá, Londrina e Curitiba. Há também um avião UTI e outras aeronaves da Casa Militar a serviço das operações de resgate, transferência de pacientes, transporte de órgãos e de equipes médicas. Somando toda a frota aérea disponível para a saúde, já são mais de nove mil atendimentos nos últimos sete anos.