Acre – Através da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Casa Militar do Estado, foi possível realizar o transporte aéreo de 2.200 doses de vacinas contra a influenza e sarampo para dois municípios acreanos isolados, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
O avião Harpia 02 realizou esse transporte no dia 29 de abril com equipe aérea composta pelo comandante, tenente PM Jonas Souza e o copiloto sargento PM Alissson Peres. Dessa forma, o “Dia D” de Vacinação foi garantido e a população conseguiu receber suas doses adequadamente.
A campanha contra a influenza e sarampo aconteceu no sábado (30), nos 22 municípios acreanos. Se houvesse atraso na entrega, haveria o risco de má conservação/refrigeração de doses, sob o risco de perda e/ou redução de eficácia. A velocidade com que foram transportadas foi fundamental para o sucesso da operação e a manutenção da qualidade desses insumos.
O coronel PM, Carlos Augusto Negreiros, chefe da Casa Militar em exercício, enfatiza que “o governo se faz presente nos locais isolados, utilizando os helicópteros e os aviões para garantir assistência aos cidadãos, em todas as circunstancias que demandam urgências. Foi assim na pandemia e continua em todas as ações que demandam urgências para municípios isolados, como por exemplo, essa necessidade de transporte urgente de imunizantes”.
A imunização é uma das formas mais eficientes de prevenção de enfermidades. A utilização da aeronave no transporte desses insumos, em áreas longínquas, aumenta substancialmente a eficiência das vacinas. Garantir que doses sejam preservadas reduz custos ao governo, como também garante proteção com mais rapidez à população.