O Corpo de Bombeiros de Tóquio, Japão, introduziu durante as cerimônias anuais de sensibilização de riscos de incêndio uma nova unidade de helicóptero para ajudar no combate contra incêncios em edifícios altos.
O desenvolvimento de uma Força-Tarefa de Combate a Incêndios surgiu em resposta à duplicação de incêndios em edifícios altos em Tóquio e ao crescimento rápido do número de prédios com mais de 11 andares.
A força-tarefa, também conhecida como Air Hyper Rescue, usa Helicópteros EC225 da Airbus da unidade de aviação do departamento. Essas aeronaves são equipadas com um Sistema de Combate a Incêndios de Altura Elevada Modelo 516 da Simplex Aerospace. A Simplex recebeu, em novembro de 2015, certificações de aviação japonesas, europeias e da FAA para esse modelo, apelidado de SkyCannon.
A Japan Aerospace fez a entrega do sistema, desenvolvido para liberar água e espuma a uma distância superior a 38 metros do helicóptero através de um equipamento de pulverização de 7.3 metros que pode girar para a esquerda ou direita da linha central. A nova aeronave também pode ser equipada para carregar uma gôndola de resgate com 10 pessoas.
Os helicópteros EC225 da unidade de aviação, mais de 150 veículos de combate a incêndio e mais de 2.800 bombeiros participaram das cerimônias anuais Dezome-shiki em Tóquio, segundo a mídia japonesa. As cerimônias, cujas origens datam mais de 300 anos, relembraram os cidadãos japoneses das dificuldades enfrentadas e dos desejos de um ano sem incêndio.
Fonte: Rotor & Wing International