Reino Unido – Com operação no período das 7h00 às 2h00 todos os dias, nos últimos três anos, os paramédicos e médicos da Thames Valley Air Ambulance trataram 5.000 pacientes. Em 2018, a operadora tornou-se um provedor de saúde independente e foi a primeira ambulância aérea a receber uma classificação geral de “excelente” da Comissão de Qualidade de Atendimento do Reino Unido.
Dos 5.000 pacientes tratados, 1.855 estavam em Berkshire, 1.784 em Buckinghamshire e 1.202 em Oxfordshire, Inglaterra. 159 eram do entorno. Os tipos mais comuns de incidentes foram colisões no trânsito, paradas cardíacas e lesões acidentais, com mais de 1.000 pacientes em cada uma dessas três categorias.
O helicóptero Airbus H135 da operadora de resgate aéreo pode estar em qualquer lugar em Berkshire, Buckinghamshire e Oxfordshire em apenas 15 minutos, além disso está totalmente equipado e otimizado para operações noturnas, com a tripulação usando óculos de visão noturna. Possuem também quatro veículos de resposta a cuidados intensivos (critical care response vehicles).
“Como um paramédico, também sei que atingir esse marco é um momento agridoce para nossa equipe. Todos sabemos que por trás desse número impressionante estão 5.000 pessoas reais, passando por traumas significativos. É por isso que estamos tão comprometidos em fornecer suporte contínuo para ex-pacientes e seus entes queridos e por meio de nosso serviço de pós-atendimento”, disse Adam Panter, Diretor de Operações.
No Reino Unido, todas as instituições de caridade de ambulância aérea juntas fazem uma média de 80 missões de resgate por dia, mais de 30.000 por ano. Segundo a operadora, cada missão do helicóptero H135 da Thames Valley custa £ 3.750,00 e o veículo custa £1,625,00.
Em 1999, a operadora Thames Valley Air Ambulance realizou seu primeiro resgate aéreo. Em setembro de 2020, mais de duas décadas depois, atenderam mais de 24.000 chamadas.