Entre novembro deste ano e março de 2010, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina espera um aumento de até 40% nas ações por causa da chegada dos turistas ao Estado.
Isso porque as estradas estarão mais congestionadas e haverá mais pessoas nas praias e balneários.
De acordo com o tenente-coronel Milton Kern Pinto, comandante do batalhão com sede em Florianópolis, não haverá aumento do efetivo. A única medida é que nenhum policial tirará férias no período.
Ao todo, a unidade conta com 23 pilotos e 50 tripulantes, com três aviões de pequeno porte e dois helicópteros. As aeronaves estão em Florianópolis e Joinville.
— A gente atende todo o Estado. Mas ainda estamos tentando uma base no Litoral Sul — avaliou o tenente-coronel Kern.
Nesta sexta-feira, o batalhão convidou a imprensa para mostrar a sua estrutura. Além de resgates, as aeronaves ajudam no policiamento de áreas de risco, como as envolvidas com o tráfico de drogas. E não pode acontecer como no Rio de Janeiro, onde um helicóptero foi abatido enquanto combatia o crime?
— Já fomos recebidos com tiros em algumas áreas de Florianópolis, sem que nenhum tripulante se machucasse. Em Joinville, uma aeronave já foi atingida, mas ninguém se feriu — contou o soldado Paulo Roberto, um dos tripulantes.
Segundo o comandante Kern, em 13 anos, o batalhão resgatou 8,7 mil pessoas e ajudou na prisão de mil bandidos. Números que devem aumentar bastante neste verão.
Fonte : Diário Catarinense