Em face de cortes no orçamento e demissões, o Departamento de Polícia da cidade de San Jose, na Califórnia/EUA, irá desativar as operações de seu helicóptero, que por muitos anos voaram em missões de encontrar criminosos fugitivos e pessoas desaparecidas.
O Departamento de Polícia de São José diz que vai suspender sua operação por pelo menos três meses para avaliar a redução de custos e do impacto na segurança pública. O helicóptero, que normalmente voa cerca de três missões por dia tem um custo ao departamento de US $ 1,4 milhões por ano, principalmente em salários e benefícios para os pilotos. A verdadeira economia seria de cerca de 400.000 dólares referentes a combustível e manutenção.
Os quatro pilotos do departamento serão transferidos para a atividade de patrulhamento. Não ficou claro se o helicóptero será permanentemente desativado, mas essa opção está sendo cogitada. “Nós apenas temos que esperar e ver o impacto causado”, disse o sargento Jason Dwyer, porta-voz do departamento. “É um recurso importante, mas caro.”
O departamento ainda irá utilizar um avião de asa fixa que pode ser utilizado, se necessário, para fotos de reconhecimento e vigilância.
O fim das operações com o helicóptero é apenas uma parte do pacote de redução de custos e medidas de reorganização que o departamento está utilizando para lidar com o déficit do orçamento da cidade de US $ 110 milhões. Os 1250 oficiais do departamento também está enfrentando demissões sem precedentes, que as autoridades municipais estimam que poderá atingir o número de 350 demitidos.
Mas o término das operações do helicóptero de San Jose não significa que as polícias da região deixarão suas aeronaves enferrujado em seu hangar em Moffett Field.
O escritório do xerife do condado (Sheriff’s Office) de Santa Clara, cidade vizinha, diz que irá prosseguir sua operação com seu helicóptero, chamado de STAR 1, pelo menos três vezes por semana.
O Sheriff’s Office de Santa Clara utiliza um piloto civil contratado em vez de usar policiais como pilotos. Isso faz com que suas missões de helicóptero sejam mais baratas, cerca de 329.000 dólares por ano, além de ser apoiada em parte por meio de dinheiro de apreensão de bens.
“Vemos isso como um recurso importante para a cidade em operações de busca e salvamento, além de suporte e apoio as patrulhas em terra”, disse o sargento. Rick Sung, porta-voz do Sheriff’s Office.
Contudo, a cidade de San Jose ainda espera utilizar seu helicóptero, chamado de AIR 2, para emergências e grandes eventos como carnaval e Cinco de Mayo.
O helicóptero tem uma história de sucesso no combate ao crime bem como marcada por uma das piores tragédias do departamento.
O piloto Casey Desmond, policial do departamento de polícia de San Jose, morreu em 25 de outubro de 1999, enquanto voava o AIR 1.
Casey conseguiu desviar a aeronave em emergência para longe de motoristas e pedestres de uma rua lotada antes de colidir com o helicóptero no chão. Herman Yee, um mecânico a bordo, também morreu.
A matrícula do helicóptero AIR 2 foi escolhida para homenagear Casey: 408DC, pintado em grandes letras brancas e prata na parte superior do helicóptero, sendo o número 408, em referência ao código telefônico da área de San Jose, e DC retrata as iniciais do falecido Casey.
Fonte: MercuryNews.com