Austrália – A empresa Toll Helicopters, fornecedora de serviços de resgate aéreo no estado de Nova Gales do Sul (New South Wales), localizado no sudeste da Austrália, possui um sofisticado centro de treinamento especializado na capacitação de tripulações aeromédicas, localizado no Aeroporto de Bankstown, em Sydney, onde também há uma base aeromédica.
O Aeromedical Crewing Excellence (ACE) foi projetado e construído após a Toll assumir o contrato de resgate aéreo e operações SAR com o Ministério da Saúde de Nova Gales do Sul (NSW Health), em 2017. A Tool opera oito helicópteros Leonardo AW139, em quatro bases: Bankstown, Camberra, Orange e Wollongong, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Essas aeronaves são responsáveis por cerca de 3 mil atendimentos por ano. Nos primeiros quatro anos e meio de contrato, a frota voou 20.000 horas. Mais de 96% da população do estado está a uma hora de um helicóptero de resgate.
O centro fornece treinamento e simulações em diversos cenários realistas para pilotos, equipes de saúde e policiais que atendem as comunidades de NSW e da capital Camberra (ACT) e é considerada uma instalação de treinamento de classe mundial.
O ACE possui salas de treinamento médico, sistemas de treinamento de realidade virtual e o simulador de voo completo do Leonardo AW139, o único do fabricante na Austrália.
Ver essa foto no Instagram
Entre os cursos que o centro oferece estão as certificações em simuladores para pilotos; treinamento de escape de aeronave submersa (HUET), que simula ondas de até 1 metro e ventos de até 45 kt (Sea State 3); treinamento com emprego de guincho, sistema de visão noturna, sobrevivência e uso de equipamentos de salvamento.
NSW Ambulance
As operações aeromédicas e de busca e salvamento (SAR) estão sob a responsabilidade da NSW Ambulance, que atende no total cerca de 1,2 milhões de pedidos de ajuda a cada ano, em mais de 80.000 quilômetros quadrados.
Além de helicópteros de resgate, a NSW Ambulance possui mais de 1.500 veículos terrestres e aviões King Air B200C e B350C para voos de longas distâncias, com capacidade para transportar até dois pacientes.