Conheça um pouco sobre a unidade de suporte aéreo do Miami Dade Police Department, localizada no aeroporto de Opa-Locka, em Miami, Flórida/EUA.
Durante o mês de agosto de 2012, o site teve a grata oportunidade de visitar a unidade de suporte aéreo do Departamento de Policia de Miami Dade County(MDPD), na Flórida/EUA.
A unidade aérea do MDPD tem sua sede localizada no aeroporto executivo de Opa-Locka, Miami FL. O MDPD é o maior departamento de polícia da região sudeste dos EUA e o oitavo maior dos EUA. Ele atua em uma região com cerca de 2,4 milhões habitantes e 10 milhões de visitantes anuais em uma área de quase 2.000 quilômetros quadrados de terra, baía, mar e pântanos.
A frota atual da unidade consiste de quatro Eurocopter AS350B3 AStar (N804MP, N805MP, N806MP, N807MP), além de um Cessna U206 (N402MP) e um Cessna P210 (N401MP).
Alex Mena Barreto, foi recebido pelo simpático Officer T.Jackson, piloto da unidade, que na medida do possível esclareceu algumas dúvidas e questionamentos sobre a operação da unidade.
A rotina da unidade prevê a existência de duas aeronaves com equipes prontas no pátio para responder aos chamados das 6 horas da manhã até as 4 da madrugada.
A unidade conta com 13 comandantes de aeronaves, 04 TFO (Tactical Flight Officer), todos policiais de carreira, e 05 mecânicos de voo, contratados pelo departamento, sendo que durante o turno noturno necessariamente deve haver dois pilotos a bordo.
A unidade segue os moldes dos padrões americanos de suporte aéreo, tripulação formada por um piloto e um Tactical Flight Officer apenas e a operação é focada no aspecto de utilização maciça de equipamentos de ultima geração.
Todas as aeronaves, inclusive as de asas fixa, são dotadas de sistemas de imageamento térmico de última geração.
Em princípio as aeronaves decolam apenas em apoio as ocorrências e/ou missões planejadas, diferente da LAPD que voa H24. A unidade voa cerca de 5.000 horas/ano, incluindo as aeronaves de asas fixa.
Para se candidatar a trabalhar na unidade, além de policial, o candidato deve ter uma experiência mínima de 5 anos no patrulhamento e ter alguma licença inicial de piloto. Posteriormente, já na unidade, o piloto novato inicia sua operação como segundo em comando/TFO até tornar-se comandante de aeronave. A unidade tem como padrão, além da realização anual de “check ride”, a realização de treinamento de emergência a cada dois anos de todos os pilotos na American Eurocopter.
Os helicóptero AS350B3 tem aproximadamente entre 2 e 4 anos de operação, e são equipados com corta cabos, bancos anticrash, Submersible Systems’ HEEDS, sistema Garmin GNS530/WAAS de navegação e comunicações aeronáuticas, sistema secundário de comunicação Bendix / King nav / comms, um transponder Garmin GTX327 com informações de tráfego (TCAS)e um radar altímetro Honeywell, além de um conjunto completo aviônicos voltados para a operação policial instalados, incluindo um farol de busca NightSun SX-16 com sistema de sincronização, câmera e FLIR com designador laser L3 Wescam 12TS200 com capacidade de downlink, sistema de moving map Avalex Aerocomputers UtiliChart LE5000, sistema de recuperação de veículos, sistema de comunicação Wulfsberg e painel adaptado para utilizaçao de óculos de visão noturna.
A unidade ainda possui bancos de Tyler Special Ops e sistema de fast rope, que são instalados conforme a necessidade da missão e da unidade.
As duas aeronaves de asas fixas são usados para missões de vigilância, transporte oficial, e transporte de soro antiofídico. O Cessna P210 é uma conversão pressurizada do modelo 210, perfeitamente adequado para um transporte rápido de antídotos de picadas para cobra, aranha e escorpião, que ficam armazenados em Miami.
Já a aeronave Cessna U206 é equipada com um poderoso sistema de camera e FLIR da L3 Wescam, que, segundo os integrantes da unidade, consegue identificar a placa de um veículo em missões de vigilância a cerca de 10 mil pés de altura do terreno (sic).
Outra característica interessante observada na unidade é que a mesma não possui contrato de manutenção, possui apenas contrato para fornecimento de peças. Cerca de 95% de toda a manutenção das aeronaves é feita exclusivamente pelos cinco mecânicos/inspetores, contratados pelo departamento, no próprio hangar da unidade com o auxílio de um planejado de estoque de suprimentos de peças e componentes na própria unidade.
A unidade aérea demonstra um sério comprometimento em prover um suporte aéreo com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e tecnologia, mas com uma preocupação constante em manter-se enxuta e com os custos sob controle.
Autor do texto e fotos: Alex Mena Barreto.