São Paulo – A buzina disparada com a colisão de dois carros, seguida pelo som das sirenes de ambulâncias, viaturas e o desespero das vítimas, na manhã desta quinta-feira (20), num dos principais corredores viários da zona sul de São José dos Campos, rua Bacabal, chamou a atenção de moradores e motoristas para a prevenção de traumas.
A colisão frontal entre dois carros, próxima a uma faixa de pedestres, atraiu moradores dos bairros Parque Industrial, Jardim Paraíso e Morumbi, além de motoristas, ciclistas e pedestres que circularam pelo local.
No simulado, a batida entre os veículos Prisma e o Gol matou uma pessoa e deixou outras cinco vítimas, sendo uma leve e outras quatro graves. Um dos feridos foi socorrido pelo helicóptero Águia da Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos da Polícia Militar, que pousou no estacionamento de um supermercado.
Coordenado pelo Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de São José dos Campos, o simulado contou com a participação dos agentes de trânsito e equipe de educação para o trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a CCR Nova Dutra, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), além da GCM (Guarda Civil Municipal) e voluntários da Defesa Civil.
Segundo o capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante dos Bombeiros da região de São José e Jacareí, o objetivo foi impactar e conscientizar as pessoas sobre comportamentos seguros no trânsito e as medidas que salvam vidas, além de destacar a função dos órgãos responsáveis pelo socorro das vítimas de trânsito.
Durante o evento, duas faixas foram interditadas, garantindo a segurança dos motoristas e de quem participava da ação.
Prefeitura de São José dos Campos