Governo de Mato Grosso
Mato Grosso – No dia 19/12 um grave acidente com um avião de pequeno porte foi o cenário para o treinamento da unidade do Corpo de Bombeiros Militar no Aeroporto Marechal Rondon. Na situação criada para a simulação, ocorreu a explosão de uma aeronave que precisou de combate a incêndio e o resgate de quatro vítimas, duas delas atendidas no atendimento pré-hospitalar e duas encaminhadas ao pronto atendimento mais próximo.
No resgate às vítimas, os bombeiros passaram por um corredor com chamas dos dois lados. A segurança dos combatentes foi garantida pelos jatos de água e pelo líquido gerador de espuma (LGE) que reduziram as chamas causadas pela simulação de explosão. Seis viaturas da unidade do Corpo de Bombeiros do aeroporto foram utilizadas na atividade, bem como o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), que permaneceu em prontidão.
O Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo é uma das exigências da Resolução 382 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Durante o exercício é avaliado o tempo de resposta das instituições que fazem parte da segurança e do atendimento aos serviços aeroportuários”, afirmou o Gerente de Segurança do Aeroporto Marechal Rondon.
O tenente Jackson Ataíde, comandante da unidade e da operação avaliou positivamente a ação. “A simulação é importante para avaliar a necessidade de manutenção de cada sistema”, afirmou o tenente. Ao final do exercício, a Infraero faz um relatório sobre as ações realizadas e houve conversa com cada instituição envolvida sobre o que correu bem e o que pode ser melhorado.