O pouso de um helicóptero em um terreno de areia, poeira ou neve, tipicamente produz uma nuvem densa que pode desorientar e “cegar” os pilotos. Esse fenômeno é conhecido como “brownout“ e pode conduzir facilmente a um acidente. Especialmente em operações militares, o “brownout” pode ser perigoso para a conclusão da missão.
Sob contrato com o Defense Advanced Research Projects Agency, a Sikorsky irá integrar e testar um sistema de pouso para novos helicópteros, que promete um pouso mais seguro na condição de “brownout”.
O sistema é conhecido como Sandblaster e visa substituir os elementos visuais perdidos durante “brownout”, fornecendo aos pilotos de helicóptero uma descrição precisa e sintética do mundo exterior. O sistema integra várias tecnologias novas, incluindo um radar de 94GHz, capaz fornecer dados detalhados em representação sintética, da topografia e dos obstáculos no terreno em displays coloridos no interior da cabine.
Além disso, integra controles de voo avançados para estabilizar o perfil de abordagem e reduzir a carga de trabalho do piloto, auxiliando-o na aterrissagem e tornando-a mais segura. O Sandblaster permite que o piloto de “ver” através da nuvem de poeira e guiar o helicóptero para um ponto de pouso predefinido. O piloto é capaz de interagir com o sistema para evitar obstáculos na zona de aterragem.
A Sikorsky está trabalhando com líderes da indústria para desenvolver este sistema. A empresa Honeywell foi selecionado para desenvolver e integrar tecnologia de visão sintética e a empresa Sierra Nevada foi escolhida para projetar e integrar o radar de 94 GHz.