O planos para reformar o apoio aéreo para a polícia do Reino Unido, tornando-o uma organização nacional, está progredindo. O Serviço Nacional de Aviação Policial (National Police Air Service – NPAS) está prestes a tomar forma tendo em vista terem sido tomadas as principais decisões em relação a quais bases e unidades sediarão aeronaves e sua organização para começar a operar ainda este ano.
Em abril/12, a polícia de West Yorkshire foi definida como a força principal do NPAS, o que significa que todas as operações do NPAS serão coordenadas por West Yorkshire.
Em comunicado, a polícia de West Yorkshire disse que se tornaria responsável por “meios aéreos operacionais pertencentes às forças e autoridades em toda a Inglaterra e País de Gales, incluindo o emprego de pessoal”.
O presidente da West Yorkshire Police Authority, vereador Mark Burns-Williamson comentou sobre a decisão, dizendo: “Este é claramente um projeto ambicioso e complexo, com grandes implicações para nós daqui para frente, mas nós reconhecemos que a polícia de West Yorkshire está bem posicionada para oferecer este serviço em nome de todas as forças na Inglaterra e País de Gales ainda este ano. “
A vizinha South Yorkshire Police aceitou, finalmente, participar do NPAS. A autoridade policial tinha a preocupação de que os planos NPAS não contemplassem coberturas suficientes para a sua área de operações e da cidade de Sheffield, em particular.
A South Yorkshire Police Authority já concordou, em princípio, a participar do programa no fato de que a cobertura será dividida entre uma aeronave baseada em Sheffield e outras plataformas do NPAS.
“A aeronave baseada em Sheffield estará disponível em um turno de 10 horas durante sete dias por semana, enquanto o município também terá acesso ao funcionamento do NPAS com uma cobertura de 24/7 a partir de suas bases fora South Yorkshire. “
Os planos iniciais para o NPAS foram anunciados em outubro de 2010 e permitirá que as forças policiais em toda a Inglaterra e País de Gales tenham uma economia de cerca de 15 milhões de libras por ano.
Fonte: Shephard