A Eurocopter e o serviço de resgate aeromédico alemão DRF Luftrettung assinaram um acordo de compra de 25 helicópteros de última geração – o EC145 T2. Com esta compra, o DRF se torna o maior cliente de resgate aeromédico da Europa para este tipo de helicóptero. Com a aquisição destas aeronaves, a DRF Luftrettung vai sucessivamente substituir sua frota de helicópteros BK 117. O projeto do DRF Luftrettung é colocar as cinco primeiras aeronaves em operação entre dezembro de 2013 e final de 2015.
Os helicópteros EC 145 T2 foram desenvolvidos e produzidos pela Eurocopter na Alemanha, e esta encomenda compreende um volume financeiro de cerca de € 200 milhões. Os demais helicópteros da encomenda (20 unidades) devem ser entregues em fases até 2022. Todos os helicópteros EC145 T2 encomendados pelo DRF Luftrettung DRF serão produzido em Donauwörth, na Alemanha.
O DRF Luftrettung, com sede em Filderstadt, opera um total de 31 bases de resgate aeromédico localizadas na Alemanha, Áustria e Dinamarca, sendo oito delas operando 24 horas. Equipado com o que há de mais moderno em tecnologia médica, essas aeronaves são usadas em resgate de emergências e para transporte inter-hospitalar de pacientes críticos. As equipes de voo são compostas por pilotos, médicos de emergência e assistentes de resgates da DRF Luftrettung.
No momento da assinatura, Dr. Wolfgang Schoder, membro do Comitê Executivo da Eurocopter, declarou: “A assinatura deste acordo com o DRF Luftrettung é particularmente gratificante para nós, pois consolida mais uma vez a nossa posição como líder mundial no fornecimento de helicópteros para o segmento de resgate aéreo. Também fico satisfeito com o fato de que com este acordo, estamos dando continuidade a uma longa parceria com o DRF Luftrettung”.
DRF Luftrettung e Eurocopter – uma parceria desde o início
Ao salvar vidas humanas, cada minuto conta. A chave do sucesso está em prover o necessário cuidado médico a vítima necessitada no menor tempo possível. Desde 1973, o DRF Luftrettung DRF vem construindo uma reputação internacional com a sua frota de helicópteros. A Eurocopter tem sido parte dessa história desde o início – começando com helicópteros Alouette III e continuando com aeronaves BO 105 e BK 117 BK, e partindo para EC 135 e 145. Um total de 46 helicópteros Eurocopter estão atualmente em serviço com a DRF Luftrettung.
Em 2010, sozinha, esta organização sem fins lucrativos voou 36.900 missões de resgate. “Para atender nossas próprias metas de qualidade, o DRF Luftrettung tem vindo a estabelecer rígidos padrões nas áreas de operações de vôo, tecnologia e medicina. Nossa prioridade é a segurança e eficiência, de modo que o desenvolvimento contínuo dos helicópteros que operamos é essencial “, declarou o Dr. Hans Jörg Eyrich, membro do Conselho de Administração do DRF Luftrettung, no momento da assinatura.
“A aeronave EC 145 T2 é perfeitamente adequado para missões de resgate aeromédico graças a seu desempenho e seu rotor de cauda tipo Fenestron. Particularmente em missões de resgate noturnas, o rotor de cauda tipo Fenestron fornece uma medida adicional de segurança. Já fizemos um passo importante na evolução de nossos procedimentos de operação noturna de resgate em 2008, quando introduzimos a operação de óculos de visão noturna como o resgate aéreo única organização em toda a Alemanha ter feito isso. Com a implantação dos EC 145 T2 em nossa operações 24 horas, poderemos contar com um helicóptero que é perfeitamente adaptado para as amplas e variadas necessidades das missões modernas de resgate aéreomédico”, acrescentou o diretor do DRF Luftrettung.
O EC 145 T2: a nova geração de helicóptero made in Germany
Esta aeronave combina o know-how técnico da comprovada família BK 117 e EC 145 com novos e inovadores desenvolvimentos. Uma das características inovadoras dos EC 145 T2 que é imediatamente perceptível é o rotor de cauda equipado com o Fenestron: um recurso reconhecido e famoso de helicópteros da linha Eurocopter, que aumenta a segurança para os passageiros e pilotos nas operações em solo ou em voo.
Outra característica importante é a melhoria considerável no desempenho, principalmente em operação monomotor, bem como baixo nível de ruído da aeronave, o que torna este helicóptero o mais silencioso da sua classe.
O recém-desenvolvido sistema de aviônicos, com piloto automático de quatro eixos e sistema de navegação via satélite (GPS) reduz bastante a carga de trabalho dos pilotos, aumentando assim a segurança de voo a bordo.
Sobre a nova versão T2 do EC 145
A nova versão T2 da linha EC 145 foi apresentada ao público durante a Heli-Expo 2011. Essa versão é a continuidade do desenvolvimento da linha EC 145, que teve sua primeira entrega em 2002.
O EC145 T2 capitaliza as vantagens do atual EC145 e incorpora melhorias como mais potência, maior velocidade de cruzeiro, aviônicos avançados e novo rotor de cauda tipo Fenestron, projetado especificamente para essa aeronave.
Recentemente, a aeronave completou testes em ambiente de altas altitudes e temperaturas, apresentando resultados muito promissores. Estimativas conservadoras preveem que o EC145 T2, com dois motores Arriel 2E, vai ter um aumento de 21% na potência de descolagem, um aumento de 39% na potência máxima contínua em operações monomotor, um aumento de 40% na altitude de pairado no efeito solo com peso máximo de decolagem, e 228% de aumento na altitude de pairado fora do efeito solo com peso máximo de decolagem.
O cockpit do EC145 T2 irá incluir uma nova geração FADEC dual-channel e contará com um novo conjunto de aviônicos Helionix no “estado da arte”. A aeronave também irá incorporar com equipamento de série um avançados piloto automático digital de 4 eixos.
O helicóptero irá manter a configuração de cabine traseira do EC145 e as portas traseiras tipo conchas para garantir a compatibilidade com os equipamentos opcionais atualmente existentes.
Os avanços de projeto do EC 145 T2 também irão reduzir os custos de manutenção direta. A aeronave inclui um gravador de dados do motor para ajudar a monitorar o uso e o desempenho do motor, um intervalo de 800 horas para inpeções, e um tempo inicial entre revisão (TBO inicial) de 4000 horas, que deverá ser aumentado para 6.000 horas conforme a maturidade da turbina.
A certificação do EC 145 T2 pelo FAA está prevista para 2013.
Fonte: Eurocopter e American Eurocopter