Inglaterra – No dia 20 de julho, o Serviço de Ambulância Aérea do condado de Hampshire e da Ilha de Wight (HIOWAA) atingiu a marca histórica de 12 mil voos aeromédicos. Nesse dia, o médico Matt Kerton e o paramédico Julian Hannah foram chamados para atender um paciente que precisava de cuidados intensivos de emergência após um acidente de trânsito na cidade de Basingstoke.
A equipe prestou tratamento ao paciente antes de transferi-lo para o hospital em uma ambulância terrestre. Desde em 1º de julho de 2007, o serviço já respondeu a mais de 17.500 missões por via aérea e terrestre. Entre elas, paradas cardíacas, quedas de altura e agressões.
Atualmente, médicos e paramédicos do serviço podem realizar procedimentos complexos na cena, como uma toracotomia (incisão cirúrgica na parede torácica usada para tratar condições com risco de vida), ou uma amputação. Para o CEO da HIOWAA, Richard Corbett, chegar a 12 mil voos aeromédicos é uma conquista notável.
“A verdade é que ninguém sabe se ou quando vai precisar de uma ambulância aérea. Para muitos desses pacientes, será o pior dia de suas vidas. Mas graças à extraordinária dedicação e generosidade de nossos apoiadores, podemos tentar tornar esse dia um pouco melhor e dar a esses pacientes a melhor chance possível de sobrevivência e recuperação”, completou Richard.