Santa Catarina – No dia 4 de julho de 2014, o Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER Fron) iniciava suas atividades em Chapecó e na região. Além das operações policiais, desde 2015 trabalha em parceria com o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA) no resgate e remoções de pacientes graves.
O SAER Fron é uma unidade multimissão de Aviação Pública da Polícia Civil, que tem base operacional em Chapecó. O Serviço AeroPolicial atende 86 municípios da região. Desde o início do serviço, a Unidade já realizou 3.580 missões policiais e aeromédicas e voaram mais de 2.117 horas.
Segundo o Delegado Albert Silveira, piloto e Coordenador do SAER Fron, a história da Unidade foi feita a várias mãos. “Tanto os gestores e servidores na Delegacia Geral, quanto os Operadores como Pilotos e Tripulantes que atuam no dia a dia da Unidade, são todos muito importantes nessa trajetória, pela segurança das pessoas no Oeste Catarinense. A todos eles, meu respeito e reconhecimento”, destacou.
Em 2015, a integração com o SARA possibilitou o reforço de uma equipe de médicos e enfermeiros. Para o coordenador do Sara, Alexssandro Rosa, é uma honra para todos do Sara trabalharem com a equipe do SAER Fron, pois a “equipe é altamente qualificada e de extrema importância para toda a região”.
O atendimento e deslocamento rápido ao hospital, em muitos casos, é imprescindível para salvar a vida do paciente. No dia em que comoraram os 6 anos de operações aéreas foram acionados para mais uma remoção aeromédico.
As equipes do SAER Fron e do SARA realizaram a transferência aeromédica de paciente do município de Maravilha para o Hospital Regional do Oeste em Chapecó. Para o médico plantonista do SARA, Dr. Robson Souza, o homem de 50 anos, apresentava diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, e por isso precisava de transporte imediato para avaliação neurológica.
Assim como ele, tanto em missões aeromédicas como também nas missões policiais, outras pessoas precisaram de ajuda ou de atendimento médico rápido e puderam contar com as equipes do SAER Fron e SARA em Chapecó e toda a região.