Paraná – O Samu de Maringá comemora nesta segunda-feira (26) dois anos de atividades na cidade. O serviço atinge a marca de 1.051 ocorrências, mais de 1.030 vítimas atendidas pela equipe aérea do Samu Saúde 10. Milhares de pessoas foram resgatadas em acidentes de trânsito em rodovias e no perímetro urbano, remoções aeromédica, transportes de órgãos e buscas a desaparecidos.
Desde o início das atividades, o médico Maurício Lemos, coordenador do Samu, ressalta que o mais importante é poder oferecer o que tem de melhor, com a tecnologia das aeronaves para atender de forma qualificada e prestar um transporte rápido da vítima até um hospital mais próximo, diminuindo as taxas de mortalidade. “Muitas pessoas tiveram suas vidas salvas com a ajuda do helicóptero”, diz Lemos.
A aeronave é operada por um comandante, um médico(a) e um enfermeiro(a). Na base existe uma equipe de mecânicos especializados para revisar todos os dias a aeronave. O helicóptero só opera do nascer ao pôr do sol. Em nenhum caso houve caso de morte dentro da aeronave. Para o médico Maurício Lemos, é um motivo de orgulho comemorar os números e manter sempre o padrão no atendimento.