Paraíba – No dia 16 de julho, o Programa Coração Paraibano, uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica implantada pelo Governo da Paraíba e gerenciado pela Fundação PB Saúde, propiciou mais uma transferência aeromédica.
Uma paciente de 90 anos estava internada no Hospital Regional de Cajazeiras desde o último dia 10 de julho, quando sentiu fortes dores abdominais. Por ser cardiopata e apresentar sintomas de infarto agudo do miocárdio, foi solicitada a transferência para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, que é referência estadual de alta complexidade em cardiologia e neurologia, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.
Ao chegar na unidade hospitalar gerenciada pela PB Saúde, a idosa foi recepcionada pelo cardiologista Antonio Brunet, que realizou rastreio clínico para definir o diagnóstico e o procedimento mais adequado. A paciente segue internada em estado estável, consciente e orientada.
De acordo com o coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade hospitalar, Alexander Carvalho, existe uma regulação específica só para o Programa Coração Paraibano e nos últimos 30 dias já foram regulados mais de mil pacientes em todo o Estado da Paraíba.
