Paraná – Com início das operações em janeiro de 2014, o serviço de resgate e transporte de pacientes do Oeste Paranaense, administrado pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (CONSAMU), em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), completou em março 3 mil missões realizadas.
A base operacional instalada em Cascavel completou sete anos de operação, destacando-se como a primeira do Paraná em um modelo operacional inovador, com 100% de disponibilidade para o Sistema Único de Saúde. O serviço atende 43 municípios, com uma população de aproximadamente 950 mil habitantes.
A equipe é formada por um piloto, um médico e um enfermeiro, além do apoio contínuo de um mecânico e do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, também operacionalizado pelo CONSAMU, que realiza a triagem técnica dos casos para acionamento da aeronave, do nascer ao pôr do sol, sete dias por semana.
No sábado (13), as equipes foram acionadas para socorro de nove vítimas de um grave acidente de trânsito na rodovia PR-486, entre as localidades de Espigão Azul e Jota Esse. Para o local, além do helicóptero Saúde 02, foram necessárias equipes do SAMU, do SIATE e do Corpo de Bombeiros de Cascavel.
A equipe do aeromédico realizou o transporte de um homem de 24 anos para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). As demais vítimas foram encaminhadas para o HUOP e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tancredo e Veneza.
Nesse período, as principais vítimas atendidas foram aquelas com problemas cardiovasculares graves (Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral), além de politraumatizadas em geral, sobretudo vítimas do trânsito.