Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico realizaram o transporte aeromédico mais distante de sua história.
No período de 19 a 20 de outubro, a equipe aeromédica do avião Arcanjo 06 (King Air C90Gti, matrícula PS-TAH) percorreu uma distância de cerca de 8 mil quilômetros e 14 horas de voo para buscar um paciente catarinense de 50 anos que estava hospitalizado em Altamira, no estado do Pará.
O paciente estava internado desde o dia 26 de setembro e como seu quadro clínico agravou e não podia ser transportado sentado em transporte comercial regular, o BOA foi acionado.
Depois de apresentar quadro estável e condições adequadas para o transporte, ele levado para o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba (SC), para continuar o seu tratamento em virtude de doença neurológica isquêmica advinda de um traumatismo cranioencefálico.
“Este tipo de serviço além de proporcionar um retorno ágil do paciente ao Estado de origem, favorece e facilita o vínculo com seus familiares, fator de grande importância para uma boa recuperação”, afirmou o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Medeiros.
O comandante da aeronave, o Capitão Bombeiro Militar Fábio Fraga, destacou “que foi o maior transporte já realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com SAMU Aeromédico de SC, missão bastante complexa que exigiu um planejamento bem detalhado”, complementou.