Alagoas – Equipe integrada do SAMU e do Corpo de Bombeiros de Alagoas, por meio do Programa Salva Mais, realizou o transporte aeromédico de Minas Gerais para Maceió. Na segunda-feira (4), a equipe levou um paciente de 57 anos, de Uberaba (MG) para Maceió e, em seguida, o levou para o município de Água Branca, no Sertão alagoano, onde mora o paciente.
O paciente estava internado desde 16 de maio de 2023, após sofrer um grave acidente envolvendo uma bicicleta e um carro no município de Frutal (MG). Em razão do acidente, o alagoano sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE), choque hemorrágico e lesões nos nervos e na medula espinhal na região torácica. Ficou um ano e cinco meses internado.
Segundo a equipe, a operação foi longa e desafiadora a bordo do avião Cessna 210 do Corpo de Bombeiros. O voo de ida durou 8 horas, e o de retorno, 10 horas. Devido à necessidade de reabastecimento da aeronave, foram realizadas três paradas – em Salvador, Montes Claros e Uberaba, o que tornou o trajeto ainda mais complexo.
O médico Ewerton Soares destacou a importância do planejamento para garantir a segurança de uma transferência de longa distância. De acordo com ele, a operação aeromédica envolveu várias instituições e havia a possibilidade de intercorrências no trajeto. A operação contou ainda com o apoio de equipes de Unidades de Suporte Avançado (USA) e também de Unidades de Suporte Básico (USB) dos dois Estados.
“O planejamento e a regulação médica foi realizada pelo médico coordenador do Serviço Aeromédico, Antônio Madeiro, e informações compartilhadas com a CRU (Central de Regulação de Única) foram fundamentais para que a transferência ocorresse com coordenação, comunicação e segurança”, ressaltou Ewerton Soares, que atuou na operação ao lado do enfermeiro Diogo Medeiros.