Noruega – A Norwegian Air Ambulance Services (Luftambulansetjenesten) e a companhia aérea Widerøes Flyveselskap AS assinaram um contrato que garante às autoridades de saúde um novo recurso nacional destinado ao transporte de pacientes com COVID-19.
A companhia aérea realiza adequações no avião turboélice Dash 8-100 com o objetivo de colocá-lo em operação em algumas semanas. A aeronave ficará sediada em Bodø e poderá voar dois pacientes em capsulas de isolamento ao mesmo tempo. Será capaz de realizar viagens longas e pousar em todos os aeroportos em que a empresa opera normalmente.
As autoridades regionais de saúde deram à Norwegian Air Ambulance Services a tarefa de contratar aeronaves civis e helicópteros para fortalecer os transportes aeromédicos. Um helicóptero Super Puma aeromédico já está operando em Tromsø. Como o pico de infecção deve ocorrer ao longo do ano e porque não se sabe como a doença afetará a capacidade do serviço de ambulância aérea e dos hospitais, esse avião ficará preparado para o transporte.
A capsula de isolamento é muito grande para ser usada nas aeronaves do serviço de ambulância aérea, mas é aprovada para uso nos dois maiores modelos de helicópteros do serviço (H145 e AW139). As cinco bases do esquadrão com helicópteros de resgate estão equipadas com capsulas para o transporte de pacientes.