Sergipe – Quando se trata de saúde, alguns segundos podem ser decisivos. A enfermeira Genailda Maria Silva de Oliveira sabe bem da importância do tempo-resposta para salvar vidas. A experiência com a saúde ultrapassou as barreiras profissionais chegando ao âmbito pessoal, quando o seu esposo, Julian César de Oliveira, de 50 anos, precisou do atendimento aeromédico ao sofrer um grave acidente de carro.
“A condição dele era muito séria e apresentava múltiplos ferimentos, diversas fraturas e água nos pulmões. Foi uma verdadeira corrida contra o tempo para conseguir estabilizar e salvar a vida dele. Somos extremamente gratos por todo o suporte do serviço que possibilitou um atendimento rápido, que durou em média de 30 minutos, e eficiente que tanto precisávamos naquele momento. Tenho certeza que se tivesse ocorrido um deslocamento em transporte terrestre não iríamos conseguir chegar a tempo de salvá-lo”, relatou a enfermeira.
O serviço aeromédico foi implantado em maio de 2023, por meio do Termo de Cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP). A parceria tem o intuito de garantir um atendimento rápido e eficiente à população. O termo prevê a integração das instituições para a realização de atendimento de urgência de pacientes por meio do transporte aeromédico.
Outra pessoa que só tem a agradecer o serviço aeromédico é Roberta Pereira de Oliveira, que precisou ser atendida pelos profissionais. “Tive uma gravidez ectópica e não sabia. Comecei a sentir muitas dores e fui ao Hospital Regional de Glória e vi que minha situação era muito delicada, onde corria risco de vida, perdendo muito sangue e eu precisava ser transferida para a capital. Foi tudo muito rápido e a equipe foi atenciosa e cuidadosa em todo o momento. O serviço do SAMU/GTA salvou a minha vida com agilidade e segurança”, contou.
Para o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), coronel Fernando Góes, o serviço aeromédico tem dado resultados expressivos para a população sergipana. “São mais de 60 atendimentos com pacientes que teriam um comprometimento muito maior no restabelecimento de sua saúde caso o serviço aéreo de saúde não tivesse socorrido. Então, estamos no caminho certo com essa parceria entre a SES e a SSP que só tende a crescer para um atendimento de excelência aos sergipanos”, destacou.
Atendimentos
Foram registrados 66 atendimentos do serviço desde o início de sua implantação. Com essa parceria, o voo do Grupamento Tático Aéreo é composto por um médico e enfermeiro do SAMU 192 Sergipe para dar assistência e um atendimento ágil, além das equipes de resgate do GTA.
De acordo com o superintendente do SAMU 192 Sergipe, Denisson Pereira, o transporte aeromédico veio para qualificar o atendimento de urgência e emergência. “Passamos a integrar desde o primeiro dia de maio a equipe do GTA. Essa composição estabelece um serviço aeromédico de qualidade para atender a população principalmente em situações de urgência e emergência com múltiplas vítimas e aquelas ocorrências onde o tempo é fundamental para o resgate, como é o caso de pacientes clínicos com emergência cardiológica e neurológica. Por meio desse transporte a gente consegue trazer as pessoas com muito mais rapidez, otimizando o tratamento e evitando sequelas dos pacientes”, destacou o superintendente.
SAMU 192 Sergipe
Além do serviço aeromédico, o SAMU 192 Sergipe conta com 44 Unidades de Suporte Básico (USB), 16 Unidades de Suporte Avançado (USA), quatro motolâncias que atende dentro de Aracaju e um Serviço Intermediário de Vida. São mais de 60 viaturas todos os dias da semana, para atender todos os perfis de pacientes.