O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA do Paraná recebeu da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança a doação de dois aviões. Além de outras missões de segurança pública, os aviões Bonanza e Seneca II serão utilizados pela PM do Paraná em atividades de repressão ao tráfico ilícito de drogas.
Os dois termos de doação (26/2017 e 27/2017) foram publicados no DOU do dia 23/03. Esses aviões foram operados pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo por mais de quinze anos, desde 2001, e com o desinteresse de São Paulo pela aeronaves foi possível a transferência delas. (DOU nº 112, de 11 de junho de 2001 – Termo de Doação nº 01/2001 para PM de São Paulo).
Essa doação ocorreu porque a PM do Paraná apresentou vontade em receber esses aviões e colocá-los em operação. O argumento utilizado pela PM de São Paulo para devolução dessas aeronaves baseou-se na aquisição em 2009 de um avião King Air B200 GT. Com isso ocorreu a redução no emprego dos aviões de menor porte, o que encareceu e inviabilizou economicamente a manutenção das aeronaves. Em 2015 foi iniciado esse processo de devolução e as aeronaves não foram mais empregadas em operações.
O avião Seneca II EMB-810C, matrícula PT-ESJ e o avião Bonanza A36 Beech Aircraft, matrícula PT-KIP, tiveram sua doação revogada e com isso puderam voltar a integrar o patrimônio do Fundo Nacional Antidrogas – Funad e assim foram objeto dessa nova destinação. (Publicação das revogações)
Agora esses aviões serão utilizados nas operações de segurança pública da Polícia Militar do Paraná.