Rio Grande do Norte – Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) realiza balanço das atividades realizadas ao longo de 2015. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas, realizou quase 400 missões durante o ano de 2015.
Foram diversas operações realizadas pela aeronave Potiguar 01 com destaque para ocorrências policiais, patrulhamento preventivo, apoio aeromédico, rebelião/fuga de preso, policiamento ambiental, salvamento aquático, busca marítima/terrestre e outras operações da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Entre as ocorrências, destaque para as ocorrências policiais (com 87 ações), o patrulhamento preventivo (69) e as atividades de instrução e treinamento (61).
Se comparado as atividades realizadas pelo CEIOPAER ao longo de 2015 em relação ao ano passado, houve um aumento de 120% nas operações policiais, 160% no auxílio às ações do Corpo de Bombeiros, de 375% no atendimento aeromédico e de 117% nas operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
O Centro Integrado de Operações Aéreas racionaliza em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves pertencentes à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado, a serem empenhadas em atividades policiais, operações de busca e salvamento, resgate e missões de defesa civil e operações aeromédicas em cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Para a Sesed, a operação aérea se apresenta como um marco na história da segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte, tornando a máquina operacional policial mais ágil e compatível com as necessidades e interesses da coletividade.
Fonte: SESED/ASSECOM.