Ceará – Na quinta-feira (31), representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) reuniram-se para discutir a construção de um fluxograma de acionamento do serviço aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).
Na reunião também buscaram o alinhamento de tratativas para a interligação do SAMU 192 Ceará com o serviço aeromédico da CIOPAER. A criação de protocolos de acionamento, bem como um novo fluxograma, tem como objetivo um melhor acionamento do serviço e um atendimento mais rápida e eficiente, otimizando o transporte de pacientes críticos.
A análise dos aspectos relacionados à segurança de voo, às condições meteorológicas, ao tempo do transporte e os critérios técnicos da aeronave ficarão a cargo da CIOPAER. As questões que envolverem as condições clínicas do paciente ficará a cargo do SAMU 192 Ceará.
Atualmente, a CIOPAER conta com cinco bases no Estado localizadas nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús e Quixadá. As aeronaves são dotadas de equipamentos e insumos e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aeromédico é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades e agilizar a prestação de socorro a pacientes críticos.