O Governo do Pará recebeu nesta semana dois novos helicópteros que ficarão a disposição da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As aeronaves, modelo B4 e B2, serão utilizadas por todo o sistema de segurança pública do estado, que reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Os equipamentos possuem capacidade de transportar oito e seis tripulantes, respectivamente.
Com a nova aquisição, o Pará possui atualmente uma frota de cinco helicópteros, distribuídos de forma descentralizada no estado. Uma base está localizada em Altamira, outra em Marabá, que está em manutenção, e uma em Belém, que funciona em sistema de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Dos dois novos equipamentos, um ficará na capital e o outro será deslocado a outra região do estado.
Segundo o coronel Mário Solano, secretário adjunto operacional da Segup, a chegada das aeronaves serve ao Plano Estadual de Descentralização e Mobilização Aérea do estado. “A importância destes dois novos helicópteros é a promoção da celeridade no atendimento à população. Por meio deles temos maior poder de articulação e conseguimos integrar o estado de forma mais eficaz”, explica o coronel.
De acordo com o secretário adjunto, as aeronaves podem ser utilizadas em ações de segurança pública preventivas e repressivas e em conjunto com outros órgãos, municipais, estaduais e federais: “Atualmente o policiamento aéreo está sendo utilizado nas investigações em São Miguel do Guamá. Além de servir de suporte para as operações de terra, eles podem ser utilizados no transporte de tropas, em questões de reconhecimento de área, ações policiais, ambientais e de combate às drogas, são muitas possibilidades”, avalia.
Uma das principais vantagens dos helicópteros é a possibilidade de chegar em qualquer lugar do estado. Segundo a Segup, os novos equipamentos possuem autonomia de voo de duas horas e meia. “Temos uma deficiência de aeródromos (pistas de pouso homologadas) no estado, por isso a importância dessas aeronaves. Por meio delas podemos pousar e decolar de áreas de dificílimo acesso, fortalecendo as ações de segurança e ampliando a área de atuação”, diz o coronel Solano.
Os dois novos helicópteros são da marca Helibrás, que é a única fabricante brasileira de helicópteros e é associada ao Grupo Eurocopter e foram adquiridos através de uma licitação que prevê o aluguel das aeronaves. O investimento estadual é de R$ 540 mil anualmente, que segundo a Segup é a forma mais vantajosa para o estado. “O contrato de aluguel é mais interessante financeiramente para o estado. Neste contrato a empresa é responsável por toda a manutenção das aeronaves, além do seguro e demais documentações”, finalizou o coronel Solano.
Fonte: Portal do Governo do Pará, por Julia Garcia.