Ceará – Nesta terça-feira (09), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) formou 13 novos tripulantes operacionais para integrar a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Agentes da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Paraíba (CBMPB) concluíram a capacitação, num total de 349 horas/aula, que incluiu instruções teóricas e práticas de:
- conhecimento básico sobre aeronaves;
- segurança operacional;
- meteorologia;
- navegação aérea;
- regulamentação da aviação civil;
- fraseologia e manobras de solo;
- tiro defensivo embarcado em helicópteros;
- artefatos explosivos;
- técnicas de policiamento aéreo;
- operação de equipamentos especiais;
- atendimento pré hospitalar;
- prevenção e combate a incêndio em aeronaves;
- técnicas de salvamento aquático;
- técnicas de resgate no plano vertical; e
- sobrevivência em regiões inóspitas, entre outros conhecimentos.
Durante a solenidade de encerramento da 5ª edição do Curso de Tripulante Operacional (CTOP), o Diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, realizou a entrega do Certificado de Honra ao Mérito Intelectual ao aluno que obteve o 1º lugar no curso, Soldado PM Carlos Guilherme da Silva, e desejou sorte aos novos tripulantes.
”A atividade que vocês passarão a desenvolver é extremamente técnica, que exige que você seja tão perfeito, quanto à máquina, praticamente. Vocês absorveram bastante técnica aqui e absorverão ainda mais quando estiverem na Ciopaer.”, concluiu o gestor.
Ao parabenizar os concludentes, o Coordenador da Ciopaer, Delegado da Polícia Civil Aristóteles Tavares Leite, falou com orgulho sobre o reconhecimento do Ceará nas atividades áreas de segurança pública e destacou a importância da capacitação.
“Vocês fizeram um curso que sem dúvida nenhuma, em termos de operações aéreas no Brasil, é o melhor… Este curso não deixa a desejar pra nenhuma unidade aérea do Brasil, vocês tem condições de sair daqui e voar em qualquer unidade área do país, inclusive São Paulo, que sempre foi uma escola, sempre foi uma fonte de inspiração pra nós… isso é motivo de orgulho, isso é motivo de satisfação de conquista”, destacou o coordenador.
Sobre a Ciopaer
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) possui atualmente uma frota de sete helicópteros e um avião para o desenvolvimento de suas missões, sendo duas aeronaves equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, e conta com um efetivo de 130 profissionais, entre policiais civis, militares e bombeiros. Além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE). Em 2017, a Ciopaer realizou 1.616 missões, com 1.791 horas voadas.
Ascom da AESP/CE