Segurança pública de Goiás recebe treinamento em CRM

- Anúncio -

O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), responsável pela prevenção de acidentes aeronáuticos em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins, divulgou as ferramentas de gerenciamento de recursos da tripulação aos órgãos de segurança pública de Goiás.

Na quarta e quinta (3 e 4 de abril), reunidos na Fundação Tiradentes, em Goiânia, 75 tripulantes tiveram acesso à teoria e à prática dos conceitos do CRM, sigla que se origina de Crew Resource Management, um treinamento desenvolvido na década de 80 e aplicado mundialmente na prevenção de acidentes aeronáuticos.

Grupamento Aéreo da Polícia Militar de Goiás, Terceiro Grupamento de Tática Aérea da Polícia Civil, Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram as instituições treinadas pelo SERIPA VI.

Grupamento Aéreo da Polícia Militar de Goiás, Terceiro Grupamento de Tática Aérea da Polícia Civil, Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram as instituições treinadas pelo SERIPA VI. “Essa primeira divulgação do CRM é a semente que lançamos e esperamos que frutifique, ou seja, os órgãos de segurança pública de Goiás multipliquem os conhecimentos adquiridos para sempre elevarem o nível de segurança de voo”, afirma o Major Aviador Sérgio Paiva, Chefe da Seção de Prevenção do SERIPA VI.

Depois do emprego dos gravadores de voo nas aeronaves e seu uso na investigação de acidentes aeronáuticos, ficou comprovado que a maioria das ocorrências era resultado de decisões erradas tomadas na cabine. Por isso, mais importante do que dominar a técnica, um bom piloto precisa ter habilidade no relacionamento em equipe.

Os facilitadores (nome pelo qual devem ser chamados os instrutores de CRM) abordaram os quatro pilares básicos do CRM: comunicação, consciência situacional, cultura organizacional e processo decisório.

Os facilitadores (nome pelo qual devem ser chamados os instrutores de CRM) abordaram os quatro pilares básicos do CRM: comunicação, consciência situacional, cultura organizacional e processo decisório. O CRM mostra que equipamentos, procedimentos e pessoal devem ser explorados ao máximo para aumentar a segurança e a eficiência das operações de voo.

O CRM para os órgãos de segurança pública de Goiás recebeu a visita do Secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita Júnior, do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Sílvio Benedito Alves e do Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel Vitor Dragalzen.

Segurança pública de Goiás recebe treinamento em CRM

Fonte: CENIPA

- Anúncio -