Mato Grosso – O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), coronel PM Eumar Novacki, visitou na tarde desta segunda-feira (22.05), a unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e destacou a importância do trabalho desenvolvido em prol da sociedade Mato-grossense.
Também piloto, Novacki diz ser admirador do Ciopaer. “Fiz carreira na aviação. Sou um entusiasta e sempre defendi a unidade. Aonde estou deixo claro a importância desta unidade não só para Polícia Militar, mas para a sociedade brasileira. Todo recurso aqui empenhado ele é muito bem empregado em prol da sociedade”, destacou.
Ainda na visita, o secretário-executivo recebeu das mãos do comandante do Ciopaer, coronel PM Henrique da Silva Santos, a “medalha de aviação de segurança pública”.
“Estou muito feliz. Só aumenta a responsabilidade em ser homenageado por esta unidade. Não importa onde vamos chegar, não podemos esquecer de onde saímos. Tenho orgulho de fazer parte da Polícia Militar e desta unidade”, ressaltou.
O comandante do Ciopaer elogiou visita de Novacki e disse que por ser parceiro do Ciopaer recebeu a honraria. “A medalha representa pessoas que trabalham pela aviação de segurança pública. Ele é uma autoridade que nos ajudou e vem ajudando”, resumiu.
Além do secretário-executivo, estiveram presentes também o secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, José Dória, o comandante da Polícia Militar, Jorge Luiz de Magalhães, o comandante adjunto da PM, coronel PM Cleucimar Rabelo e o sub-chefe do Estado Maior, coronel PM Herverton Mourett.
Ampliação
O secretário-executivo do Mapa elogiou o avanço da unidade em Mato Grosso, com a criação de bases do Ciopaer em cidades polos do Estado. “Percebo aqui a excelência do grupamento aéreo do Estado. É importante a interiorização”, disse Novacki.
O primeiro hangar descentralizado está sendo construído em Sorriso (a 420 km de Cuiabá). A área da construção foi cedida pela Prefeitura do município, que fica dentro do aeroporto da cidade, localizado às margens da BR-163, no entroncamento com a BR-242, que liga as regiões Leste e Oeste do estado.
A nova base do Ciopaer, prevista para inaugurar no segundo semestre, irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
O comandante do Ciopaer defendeu que a ampliação é necessária porque o Estado é amplo e a descentralização vai permitir uma ação ainda mais rápida nas ações que a unidade dará apoio.
Hérica Teixeira | Sesp-MT.