Comdecom
Rondônia – Cerca de 40 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias, enfermeiros e profissionais do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP), participaram do curso de Atendimento Pré-Hospitalar – APH.
O curso aconteceu no hangar do BAVOP, entre os dias 22/4 e 24/4 e foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NUGEP), em parceria com o Núcleo descentralizado de Educação Permanente em Saúde do Samu.
De acordo com a instrutora do Samu, Mara Bastos, durante o treinamento, os participantes são instruídos sobre técnicas necessárias para lidar nas situações de urgência e emergência. “Os alunos estiveram submetidos e expostos a situações de pressão e grande stress físico, emocional, e psicológico, com o fim de prepará-los para as situações de stress real a que o profissional de APH é submetido no exercício de sua atividade profissional”, explicou.
O conteúdo programático incluiu: Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Legislação, Bioética, Biossegurança, Avaliação da cena, segurança e tratamento, Suporte Básico de Vida –SBV, Choque elétrico e queimadura, Traumas específicos, Mobilização e transporte de vítimas.
A gerente do Samu, Mara Cavalcanti, destacou a importância das parcerias para realização do curso. “Quero agradecer ao Major Ranconi, do BAVOP, e ao Comandante Geral da PM, Mauro Ronaldo Flores”, destacou.
A técnica do NUGEP/Semusa, Angelita Flores, frisou a importância da qualificação. “O curso faz parte do comprometimento da secretaria em disponibilizar, aos seus servidores, conhecimento técnico científico que possa aumentar a qualidade da assistência aos nossos usuários do SUS.” Os profissionais da Semusa envolvidos no curso são todos do departamento de média e alta complexidade.