Santa Catarina – A Secretaria de Estado da Fazenda doou ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina aparelhos apreendidos nos Correios (sem nota fiscal). O material (5 drones e 5 iPhones) será usado pela Coordenadoria de Operações Aéreas de RPAs (RPA – Remotely Piloted Aircraft) em operações de busca terrestre, mapeamento de áreas de incêndio ou monitoramento de praias e locais de grande público.
A entrega foi realizada pelo secretário Renato Lacerda (Fazenda) ao comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin. Os produtos sem notas fiscais são doados a instituições beneficentes ou incorporados ao patrimônio do Estado depois de 90 dias de prazo para que o comprador retire a mercadoria com a comprovação de que pagou o imposto.
O secretário Renato Lacerda explica que o que é apreendido pode ser doado para uso público ou comercializado em leilões. “No caso dos drones, é nítida a necessidade e o emprego dos equipamentos pelos Bombeiros. Já quando são apreendidos tablets, por exemplo, costumeiramente repassamos à Secretaria de Educação para uso em programas educacionais,” disse.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar tem 7 drones em atuação no Estado. Com as doações, serão 12 equipamentos. “Agora, todos os batalhões de Santa Catarina passarão a ter um equipamento para ser usado em operações das mais diversas”, disse o coronel BM Onir Mocellin.
Além do comandante-geral, Coronel BM Onir Mocellin e do secretário Renato Lacerda, também participaram da entrega dos equipamentos o chefe de Estado-Maior-Geral do CBMSC Coronel BM Edupércio Pratts, o Major BM Zevir Anibal Cipriano Junior, a Capitão Isabel Ivanka Kretzer da assessoria do Estado-Maior-Geral, o capitão BM Átila de Medeiros Sarte e o Tenente BM Pedro Reis, ambos da coordenadoria de operações aéreas com RPA.
Após procedimentos de catalogação e inclusão dos equipamentos no setor patrimonial do CBMSC, os Drones serão encaminhados para as devidas unidades operacionais.
CBMSC e SEFAZ
Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM.