Bahia – O Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT) da PM da Bahia, em conjunto com a Techshield e a SMC Engenharia, apresentou um sistema de detecção e bloqueio de drones não autorizados para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), ligada ao Governo da Bahia. A demonstração foi realizada no dia 28 de março, em Salvador (BA). (Saiba mais)
Como representantes da SEAP, estavam presentes o Cel PM R/R Paulo César, representando o secretário Nestor Duarte; Maj PM Martins, diretor administrativo da SEAP; Cap PM Ramos, diretor do Centro de Observação Penal; bem como os integrantes do Grupo Especial de Operações Penitenciária s (GEOP).
A demonstração contou também com a presença do diretor adjunto do DMT, Ten-Cel. PM Suarez; do coordenador de modernização, Maj PM Arlindo Bastos, e do coordenador de projetos, Cap PM Jair Gulias.
O sistema tem aplicabilidade em missões de Segurança Pública. Totalmente integrada com sensores para detecção, identificação e rastreio através de sensores de RF (módulos Receptor e Transmissor) e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças.
A solução conta com um sistema que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. A partir de um alerta é possível acionar uma contramedida eletrônica que mantém os drones fora do perímetro de proteção, tudo isso 100% automático, dispensando operador.
“A Techshield é pioneira em proteção do espaço aéreo além da cerca e possibilita aos seus clientes avançarem da proteção perimetral – hoje feita com sistemas de CFTV, cercas e agentes de segurança – para uma proteção tridimensional de suas instalações incluindo a prevenção de ataques cibernéticos (cybersecurity), riscos que aumentam exponencialmente com o crescimento da presença de drones.
Ascom Governo/BA.