Paraná – A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) realizou treinamento para equipes que compõem as tripulações aeromédicas da Unidade Aérea Pública (UAP) da SESA/SAMU 192. 20 médicos e enfermeiros das Bases de Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel concluíram o curso de operador de suporte médico.
No dia 26 de julho foram realizados os treinamentos práticos para capacitação dos operadores de suporte médico e no sábado (27) aconteceu o módulo teórico. O curso aconteceu na cidade de Cascavel. A base curricular seguiu o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 90 (RBAC 90) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Este é o terceiro curso organizado pela SESA e tem o objetivo de aprimorar e padronizar processos operacionais das equipes para o atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar com emprego de helicóptero. A realização do curso dá-se como condição obrigatória para o profissional de saúde operar em helicópteros.
O gestor da UAP, Dr Vinícius Filipak, ressaltou que a qualidade assistencial no atendimento está diretamente relacionada com a formação em alto nível dos profissionais. “O Governo do Estado está na vanguarda da qualificação dos seus profissionais médicos e enfermeiros e este é mais um exemplo”, ressaltou.