Secretaria da Saúde – TO
Tocantins – A Secretaria da Saúde de Palmas realiza por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) o curso de transporte e resgate aeromédico para profissionais que atuam em ocorrências aeromédicas na rede de saúde pública.
As atividades iniciaram nesta terça-feira (16), a partir das 8 horas, na sede da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus). Na programação estão previstas atividades práticas de simulação envolvendo pouso, decolagem, embarque e desembarque com aeronave.
O curso é destinado a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. De acordo com a instrutora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, Claudete Nascimento, o objetivo é treinar os profissionais e dar todo o suporte necessário às operações aéreas de socorro, seja de urgência e emergência, resgate e salvamento.
Estão inscritos 35 profissionais para participar do curso que terá carga horária de 20 horas. “O curso deixará as equipes mais preparadas para atender o paciente, lembrando que o maior beneficiado é o cidadão, pois caso haja uma situação de maior risco, principalmente nos casos mais graves haverá uma minimização no tempo de atendimento deste paciente”, observa a instrutora Claudete.
O evento vai contar com instrutores especialistas no assunto, como o médico intensivista e especialista em resgate aéreo, Claudenir Katzwinkel, da enfermeira Melissa Vasconcelos e também outros profissionais do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). Para o diretor técnico do Samu, o médico Luciano Lopes, o curso vai contribuir para o aperfeiçoamento e qualificação profissional de todos os envolvidos no transporte aeromédico.
Na programação estão previstas atividades práticas de simulação envolvendo pouso, decolagem, embarque e desembarque com aeronave. Durante o evento os profissionais que trabalham no Grupo de Operações Aéreas no Estado vão relatar suas experiências em rodas de conversas.