RICARDO GAMBARONI
Novamente um grupo da Aviação Policial Paulista retorna a um lugar de grande valor histórico: Sesto Calende, Varese, Itália.
Nesse lugar, ha quase 90 anos era construído um dos primeiros Savoia Marchetti S55, que batizado de “Alcione” tentava a primeira travessia do Atlântico por uma tripulação italiana. Mas esse raid não teve sucesso, vindo o “Alcione” ser danificado em pouso de emergência em Casablanca, no Marrocos.
Foi esse mesmo Savoia-Marchetti S-55, fabricado em Sesto Calende, numero de serie 10509 e matrícula I-BAUQ, rebatizado como “Jahú” que João Ribeiro de Barros adquiriu (na impossibilidade de comprar um novo, pois os italianos ainda queriam realizar o feito), sendo reformado e preparado para a grande jornada, que foi concluída na Represa de Santo Amaro (atual Represa de Guarapiranga), em 01 de agosto de 1927.
O resto pertence à História!
Vejam algumas fotos da historia, do Jahú e de Sesto Calende, antiga fábrica da Savoia-Marchetti, hoje Centro de Treinamento da Agusta Westland, onde pilotos e mecânicos da Polícia Militar do Estado de São Paulo prepararam-se para operar mais uma aeronave em missões policiais e de resgate.
Vejam:
Uma verdadeira viagem no tempo!