- Anúncio -

Acre – A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC) assinaram na terça-feira (05), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto “Fortalecimento das ações finalísticas do CBMAC”. O projeto visa aprimorar os serviços de atendimento pré-hospitalar no Estado, sobretudo em áreas mais remotas.

O secretário de Estado da Saúde, Pedro Pascoal, reforçou a importância da colaboração entre o CBMAC e a Sesacre. “O Corpo de Bombeiros sempre foi um parceiro e apoiador das ações, especialmente com o serviço de atendimento pré-hospitalar. Firmar esse termo mostra que a Saúde e o Corpo de Bombeiros devem andar lado a lado, com o uso dessa ferramenta, que estará à disposição da população acreana para que os resgates, as transferências e os transportes aeromédicos sejam realizados de forma segura, eficaz e econômica”, destacou o secretário.

Reunião para assinatura do termo foi realizada na sede da Sesacre. Foto: Izabelle Farias/Sesacre
Reunião para assinatura do termo foi realizada na sede da Sesacre. Foto: Izabelle Farias/Sesacre.

O termo de cooperação contempla o repasse de recurso para o pagamento do avião, modelo Cessna Grand Caravan EX, adquirido no final de 2023, e que irá atender as demandas ambientais e aeromédicas nos 22 municípios acreanos. A Sesacre destinará mais de R$ 5,9 milhões para completar o pagamento aeronave.

Trata-se de uma ação entre Secretaria de Saúde (Sesacre), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) e o Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT). O avião, que já está em produção, vai custar pouco mais de R$ 28 milhões. O MPT já realizou o pagamento de 35% do veículo e vai pagar mais 40% na entrega. A Sesacre arcará com o pagamento dos 25% restantes. A aeronave deverá ser entregue em julho de 2025.

Durante a cerimônia, o coronel Charles Santos destacou a importância da nova aeronave e do fortalecimento da parceria entre as instituições: “É mais uma etapa de fortalecimento que está sendo concluída pelo Estado, com integração para oferecer maior qualidade de serviço”, afirmou.

- Anúncio -