São Paulo – Em dezembro de 2023, nos dias 7, 8 e 9, a Fundação da Academia Francesa de Medicina (FAM) e a Fundação Airbus, em parceria com a Associação Brasileira de Operações Aeromédicas – ABOA e a Helibras, promoverão curso gratuito sobre Serviço de Emergência Médica por Helicópteros (HEMS), em São Paulo.
Nos dias 7 e 8 de dezembro serão ministrados conteúdos teóricos na Universidade Anhembi Morumbi e no dia 9 de dezembro serão realizadas atividades práticas no Aeroporto Campo de Marte, Hangar da Helimarte. Três médicos franceses, Frédéric Chavet, Hervé Coadou e Stéphane Foucher; e um piloto alemão, Ralph Setz, serão os instrutores do curso.
Cerca de 100 profissionais da área de saúde (médicos e enfermeiros) e pilotos estão inscritos e participarão do curso. As empresas de táxi aéreo Airjet e Helimarte; e o Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM) participarão do módulo prático com equipamentos e aeronaves. As empresas Indumed, distribuidora oficial da marca ZOLL®, Mobissom, IESSP, além de empresas de ambulâncias terrestres CON7 e Vigor, também disponibilizarão equipamentos para os treinamentos.
Desde 2014, a Fundação da Academia Francesa de Medicina, com o apoio da Fundação Airbus, organiza cursos de formação em medicina de emergência helitransportada. Os objetivos destas formações são capacitar médicos, profissionais de saúde civis e militares com as competências necessárias para salvar vidas e prestar cuidados médicos a pacientes em helicópteros durante catástrofes naturais, conflitos ou acidentes rodoviários.
Os treinamentos combinam teoria e prática e são organizados por médicos do serviço francês de assistência médica de emergência e especialistas HEMS, com helicópteros presentes em cada um dos países visitados. Os participantes podem praticar em condições reais de resgate com a ajuda dos helicópteros.
Nos últimos 10 anos, 13 programas de formação foram ministrados em 7 países: Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Nepal e Tailândia e permitiram a formação de mais de 1800 pessoas.
Com o esforço do Comité Científico, a FAM publicou um manual educativo sobre medicina de emergência helitransportada, em francês e em inglês, após vários anos de desenvolvimento com o apoio da Fundação Airbus. Este manual pode ser consultado no site do comitê científico HEMS da FAM (acesse o manual).
Para os alunos do curso que acontecerá em São Paulo, a FAM está trabalhando para entregar um exemplar para cada um, graças ao apoio da Fundação Airbus.
“Embora o HEMS esteja bem estabelecido em certas áreas do mundo – como América do Norte, Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia – há muitos países onde helicópteros ainda não estão implantados para esses serviços”, explicou Ralph Setz, instrutor e coordenador de treinamento HEMS.